segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Insõnia- Como curar-se


É sintoma de uma exagerada com o amanhã é o medo de estar errado em algo e a incerteza de que, de uma forma ou de outra tudo se resolverá.
Cuidado com o congestionamento de novas ideias, que ativa de mais a sua ansiedade, aumentando o fluxo sanguinio no cérebro e provocando a insônia.
Em um dos livros de Mardem, consta que o professor W. C Anderson, da universidade de Yale, conseguiu "pesar" o pensamento do ser humano. Para isto utilizou-se uma balança de alta sensibilidade em forma de gangorra e pediu a uma pessoa que se deitasse sobre esta balança, mantendo-a absolutammente equilibrida, de modo que não houvesse inclinação para nenhum dos lados. A seguir ele pediu para a pessoa deitada na balança para que resolvesse uma questão muito difícel de matemática: verificou que a balança pendeu para o lado onde estava a cabeça, indicanco que devido ao esforço mental, ocorrera maior fluxo de sangue no cérebro. A seguir o professor Anderson pediu ao seu colaborador que parasse de tentar resolver as questões e concentrasse o pensamento nas pernas, imaginando estar praticando ginásticas com elas. Desta vez a balança pendeu para as pernas.
Com esta verdade, saiba que é muito importante relaxar à noite antes de dormir.
No Japão, desde os tempos mais remotos, existia um tipo de treinamento que consistia em concentrar as forças no abdome para aliviar o cérebro. O Grande Mestre budista Hakuin fazia antes de dormir o treinamento de respiração "através dos calcanhares". Ele imaginava que em seus pés, havia orificíos de entrada e saída de ar e, com isto, o sangue abundantemente para as pernas, deixando a cabeça leve e a mente serena. Assim ele conseguia dormir pronfundamente.
Deixe para trás o dia que passou, sinta que amanhã o dia será tranquilo e que tudo acontecerá da melhor maneira, em todos os sentindos. Se você  insistir em tentar resolver seus problemas durante à noite, além de conseguir uma insônia angustiante, vai bloquear também a sua intuição - que só funciona através da tranquilidade. Se for preciso, tome um banho quente, que fará os seus vasos sanguíneos entrarem em processo de vaso dilatação que, consequentemente, o levará a um agradavél sensação de relaxamento.
Pratique relaxamento que citei acima, porque será de grande eficiência para você dormir, e  também receber  grandes inspirações, resolvendo assim os problemas que o afligem. O banho frio, só servirá para você acordar de uma vez, caso não queira dormir. O importante é seguir o que o coração manda e não o que "decretam" como certo. Pare de sofrer: caso você não consiga se concentrar no relaxamento, aceite a insônia com bom humor. Ás vezes dormimos pouco mais dormimos bem. Esqueça as horas que passam, pois se você conseguir relaxar realmente por "apenas" trinta minutos, ou até menos, isto equivalerá por muitas horas de sono. Mas, lembre-se de começar estudar um pouco mais sobre você mesmo, e aprender que tudo na vida acontece conforme pensamos. Trabalhe a sua cabeça em direção à tranquilidade. Bom sono!
Texto: Cristina Cairo Linguagem do Corpo -Volume I 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora Aparecida

 
 
Estava pensando no que escrever hoje, sobre Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o sincrestismos com nossa amada Mãe Oxum, quando li este texto no face escrito por : Maria Luiza Boccia https://www.facebook.com/marialuiza.boccia.
 
 
Hoje comemoramos o dia de Nossa Senhora  Aparecida, sob a proteção e o controle da igreja católica, mas o que pouca gente sabe, é que a nossa padroeira está ligada a um mistério muito maior: o das Virgens Negras ou Madonas Negras. As santas de cor escura ou negra estão espalhadas pelo mundo todo, como, Nossa Senhora de Guadalupe, no México, Nossa Senhora de Nazaré em Portugal, Santa Sara na França,
entre muitas outras

Não se sabe o real motivo dessas imagens serem de cor escura. Embora a Igreja sustente que essas imagens eram originalmente claras e se tornaram negras com a ação do tempo, um exame mais cuidadoso mostra que elas são originalmente escuras, portanto suas origens são sempre misteriosas. Também não se sabe ao certo como essas estátuas escuras surgem.

O que se sabe é que em todos os países que possuem essas Virgens Negras, ocorrem testemunhos dos mais inacreditáveis milagres. Elas surgem sempre em momentos críticos, onde imperam a injustiça e a opressão. No Brasil sabe-se que Nossa Senhora Aparecida era a protetora a quem os escravos recorriam pedindo clemência e proteção. A lenda do Negrinho do Pastoreio, muito difundida no sul do Brasil, mostra bem a fé e a devoção dos escravos na virgem negra, que eles rapidamente associaram a Oxum, Orixá do amor e da abundância, que habita rios e cachoeiras. Lembrando que Nossa Senhora Aparecida foi encontrada num rio por pescadores fazendo com que o rio ficasse repentinamente repleto de peixes.

Esse culto às santas negras pode estar relacionado às nossas memórias arquetípicas de culto à deusa mãe e a cor escura está ligada a terra e a fertilidade. Isis, a grande mãe do Egito, era uma deusa de cor negra.

Os ciganos cultuam Santa Sara Kali, que, aliás, possui uma semelhança incrível com Nossa Senhora Aparecida. Podemos até levantar suspeitas de que se trata da mesma santa, uma vez que não se sabe como a imagem foi parar no rio. E se uma caravana de ciganos tivesse passado por lá? Os ciganos brasileiros fazem peregrinações à Aparecida do Norte como os ciganos europeus fazem ao Santuário de Santa Sara na França.

Portanto, o poder na nossa santinha é mais amplo e ligado a uma egrégora muito poderosa e antiga. Por isso, mantenha a sua fé na mãe divina ligada à terra, ao poder feminino ligado à todas as nossas raízes ancestrais. Cultuar e reverenciar nossa padroeira é cultuar a Mãe Terra, que mais do que nunca precisa do nosso respeito e devoção. Hoje é um dia especial para pedir harmonia para nossa vida e para todos os desequilíbrios que nosso planeta vem sofrendo.

texto escrito por Maria Luiza Boccia



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

FÍGADO - Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.
Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. Praticamente, todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou pruridos vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo.
Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.
Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.
Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna.
Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.
Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e
de vida. Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.
Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante, ou síndrome de pânico.
A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito. Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente.
A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. Os sentimentos, geralmente, fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo. Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva. Os olhos são a manifestação externa do fígado. Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado.
As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, “vista” seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual, e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado.
Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre – não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar / lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.
As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado, ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos, e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos, sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado.
As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.
Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono. Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões, ou mesmo desorientações, perda de rumo. E, para resumir e partir o mais rápido para a ação de cumplicidade “de bem com o fígado”, é recomendável:
- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;
- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;
- praticar atividade física moderada diariamente. (As pessoas não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado);
- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde, são os maiores aliados do fígado. Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.
- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (tanto pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade, frituras, açúcar, café , álcool, substâncias químicas diversas que afetam o humor; etc.)
- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas.
autoria: Ernani Franklin
Via: zhenjiu

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Energia para o dia 02/10/2012

 
O arcano 10 – a Foice no Petit Lenormand, vem nos sinalizar para o dia de hoje, que é hora de revermos alguns conceitos nossos, ligado, ao nosso trabalho e tudo que se refere a nossa rotina.
Na parte da manhã poderemos estar mais críticos, com os outros e conosco mesmo, e muitos questionamentos passaram pela nossa mente, podemos ficar indecisos em relação há algumas atitudes que teremos que tomar, é momento de avaliar o que realmente queremos para nós.
E aceitar que as mudanças fazem parte do nosso dia-a-dia.
É hora de podar, arar e preparar a terra para a nova colheita.
Magos do Tarô Consultoria Esotérica
Atendimentos online

Bem vindo Outubro!!!


Entramos no mês de outubro, estamos sob o signo de Libra, que tem a regência em Vênus, e hoje, a lua começou a minguar no signo de Touro, mais um signo com a regência de nossa Venus.

Mês de Primavera, com algumas oscilações na temperatura, mês, dos idosos, das crianças e Nossa Senhora Aparecida;

Inclusive hoje é dia do Idoso, e nos tempos atuais eles  vivem melhor que muitos jovens, apesar de todo pré-conceito que se tem.

Mas nós do Magos do Tarô, temos uma proposta a vocês, leitores, amigos e consulentes;

 

- Comece a fazer uma retrospectiva de como foi o seu ano, e de como está sendo, afinal, faltam apenas dois meses, para o fim de 2012.

 

- Aproveite que a lua esta minguando no signo de touro, e reveja a sua alimentação, a  sua saúde, o momento é de cuidar-se, recarregar as baterias.

 

- Se o dia de hoje, não foi lá estas coisas, tenha a certeza que amanhã será melhor, pois a semana apenas está começando.

- Comece o dia com o sorriso nos lábios, e afirmando para si mesmo, o quanto o seu dia será produtivo, deixe as magoas de ontem, lá atrás, não carregue com você no seu novo dia.

Tenho um guia espiritual, um amigo, que sempre me diz assim: “ se apareceu uma pedra no seu caminho, você tem 3 opções, ficar parado olhando para ela e se lamentar, reunir todas as sua forças e tirá-la do seu caminho, ou apenas, pula lá ignorando que ela estar em seu caminho, o que você decide fazer”. Antes mesmo que eu lhe respondesse algo, ele simplesmente olhou nos meus olhos e disse: “ a última opção, para ser mais fácil, desde que suas pernas alcance a pular, porém, você pode cair e se machucar ainda mais, e não terá aprendido a reunir suas forças, para seguir em frente, pois outras pedras apareceram, e o desgaste será maior”.

Mesmo que apareçam várias pedras, lembre-se, somos fortes suficientes para tira-las do nosso caminho, muitas vezes ficamos parados, olhando a pedra, e esperando que Deus, Criador, Universo, ou os Guias espirituais façam algo e esquecemos-nos de fazer a nossa parte.

Feliz Outubro!!!